EPÍSTOLA AOS COLOSSENSES
TEMA; CRISTO. O CABEÇA DA IGREJA.
DESTINATÁRIO Á IGRAJA DE COLOSSOS.
AUTOR;A CARTA AFIRMA TER SIDO ESCRITA POR PAULO (1 1)
LOCAL E ORIGEM; QUANDO ESCREVEU ESSA CARTA. PAULO ESTAVA NA PRISÃO EM ROMA (AT 28.30; CL 4.3.10.18) OAPÓSTOLO TEVE CONTATO COM A IGREJA POR MEIO DE ONÉSIMO. ESCRAVO DE FILEMOM (4.9) FOI NA OCASIÃO DA VOLTA DE ONÉSIMO A FILEMON. PARA ENTREGAR-LHE A CARTA DE PAULO. ACOMPANHADO DE TIQUICO. QUE ESTA FOI EXPEDIDA. DATA; A DATA CORRESPONDENTE É DE 61 d.C. AIGREJA DE COLOSSOS NÃO FOI FUNDADA POR PAULO (2. 1).AO QUE TUDO INDICA. EPAFRAS FOI O PREGADOR QUE LEVOU O EVANGELHO CRISTÃO A ESTA CIDADE (1. 7.
CAPITULO 1- A MAJESTADE DE CRISTO E SUA OBRA RECONCILIADORA" o qual é imagem do Deus invisível. primogênito de toda criação. porque nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra. visiveis e invisíveis. sejam dominações. sejam principados. sejam potestades; tudo foi criado por Ele e para Ele. Ele é antes de todas as coisas. e todas as coisas subsistem por E Ele é a cabeça do corpo da igreja. é o principio e o primogênito dentre os mortos. para que em tudo tenha a preeminência"(v. 15-18)
CAPITULO 2 - ADERTÊNCIA QUANTO Á FALSAS DOUTRINAS" tende cuidado para que ningém vos faça presa sua. por meio de filosofias e vãs sutilezas. segundo a tradição dos homems. segundo os rudimentos do mundo e não segundo crito" (2. 6.8)
CAPITULO 3 - eXORTASÃO Á sANTIDADE - DEVRRES DOMÉSTICOS" portanto. se já ressuscitastes com cristo. buscai as coisas que são de cima. onde cristo está assentado á destra de Deus. pensai nas coisas que são de cima e não nas que são da terra; porque já estais mortos e a vossa vida está escondida com cristo em Deus mortificai pois os vossos membros que estão sobre a terra; a prostituição. a impureza. oapetite desordenado.a vil concupiscência e aavareza. que é idolatria; pelas quais coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência; nas quais tanbem. em outro tempo. andastes. quando vivíeis nelas" (v 5-7)
CAPITULO 4-EXORTAÇÃO Á ORAÇÃO E Á SABEDORIA" perseverai em oração velando nela com ações de graça (...) andai com sabedoria para com os que estão de fora. remindo o tempo. a vossa palavra seja sempre agradável. temperada com sal. para que saibais como vos concém responder a cada um". tiquico. bem como onésimo. sendo paulo. levará aos colossenses noticias dele. seguem-se. então saudações aos cristãos de colossos por parte de vários dos companherios de paulo(4. 7. 15) há. no final desse catulo. uma determinação para que a carta seja lida e trocada com outra enviada aos laodicenses.uma ordem para arquipo(4. 16. 17) e uma forma abreviada de conclusão costumeira que paulo dá a uma carta (4.18)
A CONTRIBUIÇÃO DE COLOSSENSES; os falsos mestres colocaram uma barreira emtre Deus e o seu povo porque diziam exisitir espíritos elementares entre eles e o acesso a Deus só se daria mediante a pratica do ascetimo. em face desses ensinos paulo retrata a supremacia de cristo que é a imagem do Deus invisível. que deu origem á criação e a sustenta e está acima de toda a criação preeminente em tudo. e junto com isso tudo. ele é a cabeça do corpo da igraja. que fez a paz por meio do seu sangue que derramou na cruz (1.15.20) essa combinação da grandeza de cristo com sua obra salvífica em favor dos crentes. permeia toda a epítola. Ela tona sem sentido qualquer afimação de que outros poderes levam as pessoas a Deus.cristo recociliou os crentes com Deus (1.22); há uma maneira inusitada de entender a experança da glória (1.27). há uma maneira inusitada de entender a expiação. quando paulo diz que Deus perdoou nossos pecados. cancelou o escrito da divida. que era contra nós e que constava de ordenanças e nos era prejudicial. A sufiviência da expiação de cristo é exposta de uma noma nova e clera. Também. em cristo estão todos os tesouros da dIvindade (2.9). e em cristo os crentes recebem a plenitude (2.10). quando estavam mortos em pecados. D eus os vívíficou junto com cristo (2.13). Eles morreram com cristo para os princípíos elementares deste mundo ( 2.20).e foram ressuscitados com Ele (3.1). cristo é tudo e em todos ( 3.11). e Eles são o povo escolhido de Deus (3.12). Eles dão graças a Deus. pai por meio de cristo (3.17). os grandes temas da excepcional excELência de cristo e da salvação completa que ele operou. ao morrer por seu povo na cruz. permeiam essa carta. paulo insiste na supremacia de cristo sobre todas as forças sobrenaturais que os colossenses estavam tratando com tanto respeito.parte da mensagem aos colossenses é que. em cristo. podemos vencer qualque coisa. A cruz desarma todos os poderes que se opõem ao propósito divino ( 2.15).e isso continua sendo um aspecto importante da mensagem cristã. paulo é enfático ao dizer que na igreja não pode haver grego nem judeu. circuncisão nem incircucisão. bárbaro. cita. escravo. livre.porém. cristo é tudo em todos ( 3.11 ). nós que somos membros do corpo de cristo pertencemos uns aos outros e não podemos ser indiferentes ás preocupaçóes e interesses de outros membros.